Gatos Maine Coon

Conheça algumas características físicas e comportamentais do Maine Coon “O Gigante Gentil”.

Dois gatos Maine Coon sendo um rajado e um creme

A Raça

Maine Coon é a raça de gato nativo estadunidense de pelo longo mais antiga, além de ser a maior de todas as raças de gatos. Foi reconhecida como raça oficial no estado norte-americano do Maine, onde era famosa pela sua capacidade de caçar e tolerar climas rigorosos. Também é conhecido como “O Gigante Gentil”.

Embora as origens exatas do Maine Coon e data de apresentação para os Estados Unidos sejam desconhecidas, muitas teorias foram propostas. No final do século 19, sua existência ficou ameaçada quando raças de pelo longo do exterior foram introduzidas no país, mas desde meados do século 20 a raça se reestabeleceu e hoje é uma das mais populares do mundo.

O Maine Coon se desenvolveu um gato grande e rústico, com uma pelagem grossa e macia, resistente à água e fortes condições climáticas, com uma constituição forte.

Oito de Maio é conhecido como o dia internacional dos Maine Coons!

Comportamento do Maine Coon

Extremamente dócil, meigo, carente de atenção e companheiro, o Maine Coon se dá bem com outros gatos e outros animais de estimação, como o cão. É um gato de fácil adaptação e essencialmente muito amigável. Carente de cuidados e atenção, necessita sempre de companhia. Seu miado é um dos mais curiosos, por ser semelhante a um grilo.

Características físicas da raça

A Maine Coon é uma das maiores raças de gato doméstico. Os machos pesam de 6 a 11 kg, com fêmeas pesando de 4,5 a 6,8 kg. A altura de adultos pode variar entre 25 e 41 cm e atingir um comprimento de até 100 cm, incluindo a cauda, que por sua vez atinge um comprimento de 36 cm e é longa, afunilada e com muito pelo.

O corpo sólido e musculoso é necessário para suportar seu próprio peso, e seu peito é amplo.

Os Maine Coons possuem uma forma do corpo retangular e demoram a amadurecer fisicamente; seu tamanho total potencial normalmente não é alcançado até que eles tenham de três a cinco anos de idade, enquanto outros gatos levam cerca de um ano.

Gato da raça Maine Coon rajado de branco, cinza e amarelo
Gato da raça Maine Coon amarelo e branco deitado em piso

Saúde

O tempo de vida médio do Maine Coon é de 12 anos. É geralmente uma raça saudável e resistente e se adaptam para sobreviver. A ameaça mais grave é a Cardiomiopatia hipertrófica felina (CMH), a doença cardíaca mais comum observada em gatos, seja de raça pura ou não. O HCM é uma doença progressiva e pode resultar em insuficiência cardíaca, paralisia das patas traseiras devido embolização de coágulos originária do coração e morte súbita.

Todos nossos felinos são “NEGATIVOS” para a doença HCM, logo os filhotes estão livres geneticamente da doença.

Cor: A coloração dessa raça é muito variada. Você encontra Maine Coons de todas as cores: White, Cream, Red, Black, Blue, Rajados entre outras combinações.

Tipos de Rajados

  • Macherel (striped) Tabby
  • Classic (blotched) Tabby
  • Smoke (esfumaçado)
  • Tortie (manchado)

O Maine Coon possui marcações específicas:

  • Sólidos: São gatos com cores sólidas, sem nenhuma marcação. Black, Blue, Cream, White, Red.
  • Parti-Colors: Conhecido como concha de tartaruga. BlueCream, Calico, BlueCream Calico, Tortie/White, BlueCream/White, Calico Van.
  • Bicolor: São gatos de duas cores, sendo que uma delas é o Branco. Black/White, Blue/White, Cream/White, Red/White.
  • Tabby: São gatos onde os rajados possuem espaçamentos. Os formatos são circulares e aparecem no corpo todo.
  • Mackerel Tabby: São gatos rajados sem espaçamentos grandes. Os formatos aparecem como pintas tigradas.
  • Tabby e Tabby/White: Brown Classic and Mackerel, Blue Classic and Mackerel, Blue Silver Classic and Mackerel, Cream Classic and Mackerel, Cameo Classic and Mackerel, Cream Cameo Classic and Mackerel, Red Classic and Mackerel, Silver Classic and Mackerel, Brown Patched Classic and Mackerel, Blue Patched Classic and Mackerel, Silver Patched Classic and Mackerel, Blue Silver Patched Classic and Mackerel.
  • Smoke: São gatos com cores esfumaçadas, podendo ser Torties e/ou de duas cores. 
  • Shaded: São gatos sombreados, onde as cores dos sub-pelos destacam-se.
  • Tortie: São gatos com marcação manchada com três ou mais tons. São raros os machos com esse padrão.
  • Shaded e Shaded/White: Black Smoke, Blue Smoke, Cream Smoke, Red Smoke, Shaded Silver, Shaded Blue Silver, Shaded Cream Cameo, Shaded Cameo, Tortie Smoke, Blue Cream Smoke, Shell Cameo, Shell Silver.
  • Torbie: São gatos com padrões parecidos com um tigre, com toques creme, caramelo ou vermelho. Somente fêmeas possuem essa marcações.
  • Arlequins e Vans: São gatos bicolores, onde o branco aparece em maior proporção.

Lindos Filhotes de Maine Coon disponíveis

Nossos parceiros

(Usamos e Recomendamos)

Somos afiliados as Confederações

Os gatos das fotos abaixo não são comercializados, pois são padreadores da raça Maine Coon do Gatil CatsLogullo.

Ligue Grátis

Efetuando Chamada

. . .

Por favor, aguarde. Seu telefone irá tocar.

Avalie nossa empresa no GuiaMais.com