Gatos Ragdoll

Conheça algumas características físicas e de comportamento dos gatos Ragdoll.

Três gatos adultos da raça Ragdoll sobre móvel de madeira

A Raça

Ragdoll é um gato desenvolvido nos Estados Unidos durante a década de 1950. Com seu porte gigante, temperamento dependente e extremamente dócil, apegado e fiel ao dono, caseiro  e se adapta facilmente a ambientes fechados, como apartamentos. É excelente para crianças por ter esse comportamento que deixa ser pegado e manipulado sem se incomodar ao contrário de muitas outras raças. Uma pelagem longa e cheia, é um animal de características marcantes.

Seu nome, que significa boneca de pano, indica uma característica deste animal, que é relaxar completamente quando pegado no colo. É tão dócil que permite ser jogado de um lado para o outro, algo aceito apenas pela minoria dos gatos.

Muito quieto e gentil, uma vez que escolha um dono, o acompanhará permanentemente. São gatos caseiros, por sua docilidade, e totalmente indefesos quando livres, por isso estar em casa e em ambientes fechados é o melhor para eles.

Podem viver bem ao ar livre desde que seja em um ambiente isolado, como um jardim fechado. Seu temperamento é tranquilo e são muito fiéis aos donos. Possuem moderada necessidade de atividades físicas, sendo mais sedentários que raças menores.

Características físicas do Ragdoll

São gatos de porte grande, com boa estrutura corporal. Pelagem macia, com textura suave, sedosa. Olhos sempre azuis e pelagem do tipo colorpoint, ou seja, manto mais escuro que as cores das pontas (patas, cauda, focinho e orelhas), sendo o contraste bem definido.

Gatos mais velhos tendem a ser mais escuros que os mais jovens, pois sua cor vai escurecendo de acordo com a idade. Seu amadurecimento é tardio, chegam a completar seu crescimento apenas com quatro anos.

Marcações e cores da raça

São aceitos nas associações da gatofilia para registro somente gatos de coloração ponteada (pointed) e mink. As divisões aceitas são Solida, Tabby, Tortie e Particolor nos tipos mitted e bicolor. Os olhos são sempre azuis nos pointeds e aqua nos minks.

São conhecidas as Marcações Básicas: colorpoint, mitted e bicolor.

Três gatos Ragdoll deitados em tapete junto a brinquedos
  • Colorpoint: Neste caso, as patas, cauda, focinho e orelhas têm a pelagem mais escura que no restante do corpo. Tem todas as extremidades em coloração mais escura que o resto do corpo.
  • Mitted: Seguindo a marcação colorpoint, o Mitted acrescenta “luvas” brancas que devem cobrir os quatro dedos das patas dianteiras simetricamente e nas patas traseiras são como “botas” brancas. O peito é branco e o queixo deve ser branco.
  • Bicolor: São como os colorpoints, mas com um “V” invertido no rosto branco, o mais simétrico possível. Este “V” não pode se estender da parte exterior dos olhos e nem menos que a parte interior. As quatro patas devem ser brancas, assim como o peitoral, barriga e o queixo. É o padrão mais valorizado e difícil de atingir o ideal.
  • Ainda existem outras variações, que podem existir em Ragdolls de todos os padrões e cores.
  • Linx: Listra em todos os locais onde há cor (extremidades). O nariz deve ser da cor de tijolo, delineado por uma linha escura.
  • Tortie: Quer dizer tartaruga e só ocorre em fêmeas. São chamadas gatas tricolores, às cores tradicionais junta-se a coloração vermelha mais ou menos intensa.
  • Torbie: Listras mais as manchas do tortie

Além das marcações, também temos que falar das Cores dos Ragdolls. Todas as marcações citadas acima existem diversas cores.

  • Seal: Marrom escuro, quase preto.
  • Blue: Cinza ligeiramente prateado, dando impressão de azul.
  • Red ou Flame: Cor de tijolo ou o ruivo, laranja tradicional.
  • Cream: É um vermelho bem diluído, tornando-se creme.
  • Lilac (ou lilás): É o blue diluído, com tons ligeiramente rosados, tornando-se lilás, o que dá impressão de ser lilás.
  • Chocolate: É o seal bem diluído. Cor de leite achocolatado, marrom claro.

Lindos Filhotes de Ragdoll disponíveis

Nossos parceiros

(Usamos e Recomendamos)

Somos afiliados as Confederações

Os gatos das fotos abaixo não são comercializados pois são padreadores da raça Ragdoll do Gatil CatsLogullo.

Ligue Grátis

Efetuando Chamada

. . .

Por favor, aguarde. Seu telefone irá tocar.

Avalie nossa empresa no GuiaMais.com